IFTTT – Nova ferramenta da web 3.0

“Se amanhã for chover à tarde, quero receber uma mensagem em meu celular ao meio dia”. Já pensou poder fazer isso? E com quase todas as coisas que dá para fazer na internet? Uma nova ferramenta online, que começa a ganhar popularidade, promete atender a esse (e vários outros) tipo de desejo. If this then that (“se isso, aquilo”, em tradução livre), ou ifttt, promete “organizar a web” como nunca antes visto.

O programa é simples: assim como no começo do Twitter, a premissa básica é “responder” a uma estrutura simples: “se eu fizer isto (if this), então quero que aquilo aconteça (then that)”. O site explica: troque o “isto” e o “aquilo” por aplicativos online ou por redes sociais e tem-se a fórmula de um robô que fará tudo pelo usuário. O “isto” é, então, o ativador de uma ação, e o “aquilo” é a ação em si.

Se ainda ficou um pouco confuso, dá para simplificar mais o esquema. Digamos que o usuário queira compartilhar automaticamente no Facebook todos os vídeos do Youtube que gostar porque, afinal, ele só curte vídeos realmente muito legais e que valem a pena compartilhar. O “isto” é o gostar de vídeos do Youtube; o “aquilo” é compartilhar na sua página do Facebook. Portanto, a pessoa cria uma “receita” – “se curtir um vídeo do Youtube, então quero que ele seja postado em minha timeline do Facebook” – e o trabalho todo está feito, sem que haja esforço nenhum.

A navegação no ifttt é bastante simples: o site já tem, por padrão, as principais redes sociais cadastradas e uma série de “receitas” já prontas para cada pessoa se basear. Basta ter as ideias mais variadas e criar robôs para tudo que quiser. Acessando a página e clicando em “criar receita”, o internauta pode escolher um “this” e um “that” e fazer combinações improváveis.

Por enquanto o ifttt ainda está em fase beta de testes, e não funciona totalmente em todas as regiões. Por aqui, parece, a maioria dos serviços está rodando normalmente. Se gostou, é só se cadastrar no site e compartilhar aqui nos comentários algumas de suas “receitas” mais legais.

#fonte: http://revistaepoca.globo.com/Ciencia-e-tecnologia/noticia/2011/09/ifttt-nova-ferramenta-da-web-30.html

Deixe uma resposta

VocÊ pode usar tags e atributos : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">